Catedra Português Instituto Camões UEM

CÁTEDRA "PORTUGUÊS LÍNGUA SEGUNDA E ESTRANGEIRA"

Bibliografia sobre aquisição , aprendizagem e ensino do Português Europeu como Língua Não Materna (a partir de 1991)

Organização: Cristina Martins, Tânia Ferreira, Carla Ferreira e Sara Sousa

 

  1. ABRANTES, Cristina (2019) Investigação em corpora informatizados de produções orais e escritas de aprendentes de PLNM: FAQ e orientações para a exploração de valências. Universidade de Coimbra, Trabalho de Projeto de Mestrado.
  2. ABRUNHOSA, Maria Madalena Gonçalves (2006) A canção infantil na didáctica do português língua estrangeira / língua segunda. Universidade de Lisboa, tese de Mestrado.
  3. ACOSTA, León e LEIRIA, Isabel (1997) O papel dos conhecimentos prévios na aquisição de uma língua não materna. Polifonia, 1: 57-80. Download
  4. AGUIAR, Claudia Rosane Cordeiro (2018) Integração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeira. Universidade Aberta, tese de Mestrado. Download
  5. ALBINO, Susete (2024) The development of materials for teaching Portuguese in East Timor. Orientes do Português, 6: 169-200. Download
  6. ALBUQUERQUE, Alexandra (2016) Um francesinha e uma galão, por favor. O Português para estudantes estrangeiros em mobilidade no ISCAP. In María Cecilia Ainciburu (org.) Actas del Tercer Congreso Internacional en Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas: En camino hacia el plurilingüismo. Madrid: Universidad Nebrija. Download
  7. ALBUQUERQUE, Davi Borges (2021) A aula de PLNM com enfoque comunicativo: o ensino de vocabulário e o lugar do dicionário. Revista Internacional Em Língua Portuguesa, (39): 33–54. Download
  8. ALBUQUERQUE, Maria de Fátima (2001) A casa dos contos. Cadernos de PLE, 1: 107-127. Download
  9. ALEGRE, Maria Teresa (2002) Aspectos morfossintácticos da produção escrita de aprendentes alemães de Português com Língua Estrangeira (PLE). Cadernos de PLE, 2: 7-27. Download
  10. ALEIXO, Helder Augusto Xavier Carlos (2021) Desenvolvimento da competência lexical do nível A1.2. - Algumas propostas. Universidade do Porto, relatório de Estágio. Download
  11. ALEXANDRE, Marta e CONDE, Inês (2023) A análise crítica do discurso em contexto de ensino/aprendizagem de Português Língua Estrangeira: métodos e recursos. Rotas a Oriente. Revista de Estudos Sino-portugueses, 3: 199-220. Download
  12. ALLEGRO, Mafalda Rita Cameira Sollari (2013) O ensino da língua e da cultura: que materiais utilizar no nível A1. Relatório de Mestrado. Porto: Universidade do Porto. Download
  13. ALMEIDA, Inês Silva de (2019) Competência Pragmática em PLE: Aquisição e desenvolvimento pelo uso de exemplos autênticos da língua e de atividades comunicativas em contexto não imersivo (Mainz, Alemanha). Universidade do Porto, Trabalho de Conclusão do Curso. Download
  14. ALMEIDA, Rita (2018) O contributo do fado para a promoção do diálogo intercultural no ensino de PLE. In Anais do Simpósio SIPLE 2017, pp. 256-262. Londrina: Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. Download
  15. ALONSO REY, Rocío (2011) La transferencia en la producción escrita de PLE HE (nivel iniciación): una teoria explicativa de ASL. Universidade de Salamanca, tese de Doutoramento. Download
  16. ALONSO REY, Rocío (2014) Português para Hispanohablantes: aspectos teóricos y prácticos de un área emergente de investigación. Estudios Portugueses y Brasileños, 12: 9-26.
  17. ALONSO REY, Rocío (2014) Influencia de la L1 en el PHE: el caso de las irregularidades en la 1ª persona del Presente de Indicativo. Estudios Portugueses y Brasileños, 12: 77-108.
  18. ALONSO REY, Rocío (2015) Aprendizagem da morfologia verbal no Português para Falantes de Espanhol (PFE): além da interferência. In António Manuel Ferreira e Maria Fernanda Brasete (orgs) Pelos mares da língua portuguesa 2, pp. 355-368. Aveiro: Universidade de Aveiro Orgitora. Download
  19. ALONSO REY, Rocío (2017) El estudio del processo de enseñanza/aprendizaje en el portugués para hablantes de español: especificidades y influencia de la L1. In Paulo Osório e Fernanda de Sousa Bertinetti (orgs.) Teorias e Usos Linguísticos. Aplicações ao Português Língua Não Materna, pp. 132-156. Lisboa: Lidel.
  20. ALONSO REY, Rocío (2019) “Descomplicando” el vocalismo del portugués para llevarlo al aula. In Ana Belén García Benito (orgs) Tecnologias para o português. Actas del V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU)pp. 72-75. Cáceres: Universidad de Extremadura. Download
1 2 3 4 5 6 7 8 9  ...  47  próximo