Catedra Português Instituto Camões UEM

Sobre as paisagens linguísticas urbanas

Quando andamos nas ruas das cidades modernas, estamos continuamente expostos à chamada escrita urbana, através de placas com nomes de lojas, avenidas e ruas, através de cartazes publicitários afixados em muros ou em árvores, textos escritos nos vidros dos carros, etc.

Estas diferentes representações da escrita urbana constituem a “paisagem linguística” dos habitantes das cidades que vivem nas sociedades contemporâneas.

A observação e estudo da paisagem linguística urbana pode ajudar-nos a compreender melhor a dinâmica sociocultural das cidades, mostrando a sua diversidade linguística, assim como os gostos e interesses dos cidadãos.

O projecto “Paisagens Linguísticas Urbanas" pretende apresentar, pela primeira vez, numa única plataforma, fotografias tiradas em diferentes cidades, vilas e aldeias dos países africanos de língua oficial portuguesa. Através delas, é possível captar as várias línguas usadas (português e/ou línguas locais, inglês, chinês, ...), dar a conhecer a criatividade linguística dos autores e também os materiais escolhidos como suporte (painéis, muros, pedaços de cartão, chapas de zinco, …).

Espera-se que este projecto contribua para um conhecimento mais abrangente das dinâmicas específicas das cidades dos países africanos de língua oficial portuguesa, e possa também estimular a pesquisa sobre as suas paisagens linguísticas urbanas.

  • Perpétua Gonçalves (coordenação)
  • Manuel Guissemo (consultor)
  • Mário Cumbana (apoio técnico)

Colaboradores

As fotografias exibidas neste website foram tiradas por um conjunto amplo de colaboradores de várias instituições e áreas profissionais que, de forma generosa, as cederam à Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira.

Veja mais...


Ligações úteis

Compilação de fotografias da paisagem linguística de cidades, vilas e aldeias dos países africanos de língua portuguesa: https://www.instagram.com/escrita_urbana_palop/