Organização: Perpétua Gonçalves e Francisco Vicente
ABDULA, Rajabo
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ABDULA, Rajabo (2017) A criatividade da língua portuguesa: estudo de moçambicanismos no português de Moçambique.
RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV Série (32): 79 – 95. Download
ABDULA, Rajabo, QUEBI, Duarte e TIMBANE, Alexandre António (2017) As políticas linguísticas nos PALOP e o desenvolvimento endógeno.
RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV Série (31): 23–46. Download
ABDULA, Rajabo (2018) A relação fala-escrita nas redes sociais e a questão dos multiletramentos em contexto multilingue.
Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras, 14 (2): 168-183. Download
ABDULA, Rajabo (2021) Ensino bilíngue e escrita da língua portuguesa em Moçambique.
Njinga & Sepé (Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras), v. 1: 225-242. Download
ABDULA, Rajabo (2021) Variação lexical e ensino da língua portuguesa em Moçambique.
Revista Leia Escola, 21 (2): 108-118. Download
ABDULA, Rajabo (2022) Língua, cultura e noção de variação no ensino da língua portuguesa em Moçambique. In
Erza Nhampoca, David Langa e Alexandre António Timbane (orgs) Descrição linguística, educação e cultura em contextos pós-coloniais, pp. 124-135. Belém: Home Editora. Download
ABDULA, Rajabo (2023) Língua, diversidade e ensino: a situação do português e das línguas bantu em Moçambique. In
Alexandre António Timbane e Raquel Meister Ko Freitag (orgs.) As línguas africanas e o português na África lusófona: Reflexões, descrições e políticas de ensino, pp. 72-82. Belém: Home Editora. Download
ABSHIRE, David e SAMUELS, Michael A. (orgs.) (1969) Portuguese Africa: A Handbook. New York, Washington, London: Praeger Publishers.
ALFREDO, Ana Maria
(2011) Ensino de Português L2 a partir de textos literários: Hipóteses de Escrita Coesa e Coerente no ensino Secundário Geral. Universidade Eduardo Mondlane, tese de Mestrado.
ALFREDO, Rufino
(2015) Sobre quantificadores universais no português de Moçambique. Universidade do Porto, tese de Mestrado.
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ALFREDO, Rufino (2023) Para uma análise semântica de alguns verbos de operação aspectual (começar a, passar a e continuar a) + infinitivo no Português de Moçambique. In
Alexandre António Timbane e Raquel Meister Ko Freitag (orgs.) As línguas africanas e o português na África lusófona: Reflexões, descrições e políticas de ensino, pp. 133-155. Download
ALMEIDA, M. A. F.
(1997) Uma abordagem semântica a moçambicanismos. Universidade Eduardo Mondlane, tese de Licenciatura.
ALMEIDA, Margarida
(2001) Concordância verbal: uma análise de erros no discurso de crianças da 3ª classe em Moçambique. Universidade Eduardo Mondlane, tese de Licenciatura.
ÁLVAREZ-LÓPEZ, Laura, AVELAR, Juanito Ornelas de e GONÇALVES, Perpétua (eds.) (2018) The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. Amsterdam: John Benjamins. Download
ÁLVAREZ-LÓPEZ, Laura e LARSSON, Matti Marttinen (2023) A variação no uso do artigo definido antes de possessivo em variedades africanas, brasileiras e europeias do português contemporâneo: motivações internas e externas da gramaticalização. In
Sílvia Figueiredo Brandão e Sílvia Rodrigues Vieira (eds.) Para o estudo comparativo de variedades do português, pp. 113-144. Berlin, Boston: De Gruyter.
ALVES CAETANO, Ana Carolina e VIEIRA, Sílvia Rodrigues (2021) Análise variacionista da ordem dos clíticos pronominais no Português de Moçambique.
Revista Diadorim, 23 (1): 171-202. Download
ANÇÃ, Maria Helena (2002) A Língua Portuguesa em África.
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ANDRADE, Édipo Santana Bispo (2023) A Mesclagem Conceptual como base teórica para a análise semântica de itens lexicais LGBTfóbicos pré-dicionarizados no português de Moçambique. In
Alexandre António Timbane e Raquel Meister Ko Freitag (orgs.) As línguas africanas e o português na África lusófona: Reflexões, descrições e políticas de ensino, pp. 121-155. Belém: Home Editora. Download
ANTÓNIO, David
(2012) As práticas pedagógicas na formação de professores de português na Universidade Pedagógica. Universidade Pedagógica, tese de Mestrado.